terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Migratórios x Territorialistas - a agressividade

Pense em animais migratórios: pinguins, aves, elefantes, gnus, alces, baleias, etc. Você diria que estas espécies são agressivas? Eu acho que não.
Agora pense nos animais agressivos: grandes felinos, ursos, lobos, etc. Estas espécies não são conhecidas por migrarem. São, na verdade, animais territorialistas, que defendem seu espaço.
Será que há relação entre o nível de agressividade e o instinto migratório ou territorialista?
Penso que quanto mais migratória é uma espécie menos agressiva ela será. Espécies migratórias não têm o instinto de defender seu território, pois a cada período eles "juntam suas tralhas" e se mandam para outro lugar.
Já os animais territorialistas não, fazem daquele espaço a sua casa e de sua família. dali não saem a não ser que sejam forçados por outro de sua espécie, mais forte e poderoso. Com este instinto defensivo se tornam mais agressivos, pois o inimigo o espreita a qualquer momento para tomar o seu lugar.
Talvez no mundo das espécies migratórias não haja tanta concorrência, não se desenvolvendo, assim, a agressividade entre elas.

A inquietação humana

De onde vem a inquietação humana? Porque nunca estamos satisfeitos? Porque sempre queremos mais?
Nossos antepassados portuguese, afortunados, se lançavam ao mar, em busca de novas terras, de mais riquezas, mais até do que podiam acumular e usufruiur. Até hoje é assim: quantas pessoas você conhece, que têm tudo na vida, mais não estão felizes. Querem algo mais, às vezes sem nem mesmo saber o quê!
Uns dizem que essa inquietação vem do instituo migratório de alguns animais. As aves, as baleias, os pinguins, os elefantes, por exemplo, vivem migrando o tempo inteiro. Mas no caso destes animais a migração resulta do instinto de sobrevivência, seja para fugir do inverno rigoroso, seja para fugir da seca mortal, seja para encontrar abrigo para dar à luz de forma segura.
Mas nós viemos do macaco e o macaco não é um ser migratório. Assim, penso que a causa de nossa insatisfação é um sentimento que poucos animais têm e aqueles que têm não o possuem na mesma intensidade que nós. Falo da curiosidade, da vontade de saber mais, de aprender, de acumular conhecimento.
Outro sentimento que colabora neste ponto é a vaidade, a vontade de ter, ser, mostrar e ser visto. Este sentimento também é raro nos animais.